Cuidados ao investir em propaganda envolvem diversos aspectos internos e externos da empresa.

Quando falamos de marketing, é imprescindível ter cuidados ao investir em propaganda. Muitas equipes internas têm dificuldade em saber como investir, por onde começar e quanto investir. Isso é um problema quando pensamos que os investimentos nessa área normalmente são altos e consomem uma grande parte do orçamento.  

De modo geral, estima-se que o investimento em marketing deva girar em torno de 3 à 10% do faturamento da empresa. Essa porcentagem pode variar de acordo com a maturidade, o fluxo de caixa e os objetivos de cada negócio. No entanto, em todas as situações, é preciso ter inúmeros cuidados ao investir em propaganda. Uma ”house” preparada pode liderar e contribuir para as ações da agência e é exatamente por isso, que esse fator é tão importante.  

Por isso, aqui listamos 5 dicas de cuidados ao investir em propaganda para que, no momento certo, você saiba o que fazer. Anote: 

  • Saiba como e onde investir 

Os custos com marketing nada mais são do que um investimento. Um investimento, naturalmente, pressupõe um retorno. Mas para que ele aconteça de forma efetiva, é preciso que você saiba como e onde investir. 

Para isso, você deve olhar primeiramente para dentro da sua própria equipe. Saiba o fluxo de caixa e os recursos disponíveis para realizar investimentos nesse momento. Se for constatado que você realmente tem verbas para investir, comece a cotar as melhores formas de fazer isso utilizando-se do marketing. 

Como é um investimento, considere que o marketing é muito mais do que uma divulgação ou comunicação. Ele deve ter toda uma estratégia, de forma que possa trazer retornos significativos para aquilo que você investiu. Criar métricas e metas diárias para a equipe interna pode ajudar bastante.  

  • Aproxime o marketing da equipe de vendas 

Um dos cuidados ao investir em propaganda que também precisa ser observado é em relação a equipe de vendas. Não adianta investir em marketing, gerar interesse por parte do público e realmente ter pessoas interessadas no seu produto, se elas não efetivarem a compra e até mesmo, em casos de endomarketing, a equipe não for impactada. 

Por isso, mantenha sempre próximas as  equipes de marketing e vendas, sejam elas internas ou externas. Dessa forma, ambos trabalham juntos, entendem a jornada do consumidor e qual a melhor forma de abordá-lo em diferentes etapas. Esses departamentos devem “trocar figurinhas” e experiências, o que é bastante positivo. 

  • Tenha um bom planejamento 

Investir em propaganda sem um bom planejamento é correr o risco de perder esse investimento. Toda a estratégia precisa ser embasada e planejada, de forma que tenha um objetivo e um plano de ação. 

Para isso, é importante que a empresa conte com uma agência especialista nesse tipo de negócio, principalmente se falamos de mídia offline, onde os valores de investimento são ainda maiores. Uma agência especializada soma ao trabalho da ”House” exatamente neste momento.  

Crie um plano de marketing com estratégias pensadas a curto e longo prazo, com cronogramas bem definidos, estratégias e abordagens para todos os elementos da campanha, ainda mais se houver mais de uma mídia utilizada. 

  • Acompanhe seu mercado 

Profissionais de marketing devem saber o que acontece no mercado. Ao manter-se atualizado sobre o que acontece ao seu redor, principalmente com o seu público e seus concorrentes, você consegue ter um direcionamento maior sobre suas estratégias.  

Além disso, em caso de mudanças e inovações, você não é pego de surpresa. Você pode até utilizar novas ideias para otimizar o andamento das suas campanhas, a partir de observações que fizer no mercado. 

  • Dê a devida importância para os indicadores de desempenho 

Não menospreze os chamados KPI’s, que medem e analisam a performance de cada estratégia. Eles são extremamente importantes para que você saiba se a verba está sendo utilizada de forma correta e mais otimizada possível.  

Por isso, tome cuidado também com a atualização dos dados e com os cálculos desses indicadores, já que serão eles que vão te guiar na continuidade das suas estratégias de marketing. 

Que tal contar com a ajuda da Spaço para descobrir como investir o dinheiro em propaganda? É só solicitar um contato. 

Compartilhe!