Saiba como funciona uma agência de publicidade e como ela pode ajudar sua House 

Antes de iniciar qualquer campanha de marketing, é imprescindível que a equipe saiba como funciona uma agência de publicidade. Isso porque, embora você tenha contato com essa área, entender esse funcionamento pode facilitar seu trabalho em conjunto e ajudar a criar melhores estratégias. 

Uma agência de publicidade tem um tipo de organização muito particular e específico. Isso porque, para elaborar todas as estratégias e produzir os materiais, uma agência precisa ser organizada e coordenar todo o fluxo de processo criativo. Assim, o material passa por diversas pessoas, processos e departamentos até chegar ao cliente. 

Por isso, vamos te apresentar a seguir, de forma bem resumida, a estrutura de departamentos para que você entenda como funciona uma agência de publicidade e tenha mais facilidade quando for contratar os serviços de uma. Veja só: 

  • Atendimento 

O departamento de atendimento é o responsável pelo contato do cliente com a agência. Ele faz o intermédio entre todos os tipos de serviços solicitados pelo cliente, como demandas, briefings, alterações e aprovações.  

Através desse departamento, o cliente fará todo o contato e será atendido quando precisar. Embora possam existir outros pontos de contato, é imprescindível, tanto para controle do cliente quanto da agência, que eles se concentrem no atendimento, de forma a manter tudo registrado e organizado. 

  • Planejamento 

Depois de passados briefing e demandas através do atendimento, é a hora do departamento de planejamento começar a trabalhar. Ele definirá os tipos de campanha, posicionamento, objetivos, personas e estratégias que serão adotadas pelas campanhas e produtos que serão desenvolvidos pela agência.  

Para que o trabalho do planejamento seja feito, podem ser necessárias reuniões de alinhamento. Dessa forma, ele consegue extrair do cliente tudo aquilo que deseja e também entender melhor quem é a marca e em qual mídia vale mais a pena investir, por exemplo.  

As estratégias podem ser aprovadas pelo cliente previamente para, só então, passarem para os demais departamentos e começarem a ser executados.  

  • Redação 

A área de redação é responsável pelo conteúdo das campanhas. Após o planejamento definir toda a estratégia que será seguida pela campanha, cabe à redação redigir os textos necessários. Esse departamento trabalha lado a lado com o criativo, já que muitas vezes texto e imagem precisam ser desenvolvidos juntos para que conversem entre si em perfeita harmonia na campanha. 

Além disso, essa área também pode ser responsável pela revisão de textos e peças publicitárias antes de envio para o cliente e também antes da veiculação ou impressão. 

  • Criação 

A criação é responsável pelo desenvolvimento da parte gráfica e visual da campanha. Dessa forma, esse departamento faz toda as partes relacionadas à imagem e layout das peças, sejam elas de qualquer tipo. 

Esse é um departamento que exige bastante criatividade e inovação e, portanto, profissionais com bagagem e experiência. Isso porque, a parte visual, pode ser determinante para o sucesso de uma campanha, já que muitas vezes é o que atrai primeiramente o olhar do consumidor. 

  • Mídias 

Depois de definidas as estratégias e produzidas todas as peças, é hora de divulgá-las. Para isso, uma agência de publicidade normalmente conta com um profissional de mídia. Ele será o responsável por fazer o contato com os veículos de mídia e estudar a melhor estratégia de divulgação e que tenha o melhor custo benefício. Ao somar tudo isso a uma House, é possível alcançar muito mais resultado, já que ambas trabalham juntas. Tudo é pensando em conjunto e todo o planejamento estratégico está diretamente ligado aos objetivos.

Para quem pensa que as Houses e agências competem entre si, aprenda: isso não é verdade.  Na realidade, uma conta com a outra para realizar projetos quando não há tempo ou mão-de-obra suficiente para executá-lo com excelência.

As agências amam quando existe um setor interno de marketing/comunicação bem estruturado, como é o caso das Houses. A diferença na hora de computar os resultados é impressionante! 😉   

Agora que você conhece como funciona uma agência de publicidade, que tal contar com o apoio de uma para potencializar os resultados internos? É só entrar aqui. 

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