Campanha de marketing de sucesso tem bom timing e segmentação.

O que caracteriza uma campanha de marketing de sucesso? Um buzz enorme ou uma viralização? Nem sempre. Não são todas as campanhas que ganharão prêmios e serão comentadas no país inteiro. No entanto, uma campanha de marketing de sucesso tem alguns ingredientes que a fazem ser efetiva e eficiente para a empresa. 

Uma campanha de marketing de sucesso precisa, primeiramente, de uma estratégia bem definida e de uma agência especializada (para apoiar e somar ao trabalho interno). Como dissemos nesse post, o offline não morreu e a tendência é que cada vez mais as estratégias unam on e off para atingir o público de forma ainda mais efetiva.  

Mas afinal, o que caracteriza uma campanha de marketing de sucesso e o que fazer para construir uma? Veja a seguir 5 pontos importantes: 

  • Timing 

Um bom timing é imprescindível para uma campanha de marketing de sucesso. Isso porque, ao falar com o público em um momento oportuno, a chance de chamar a atenção dele é ainda maior. Além disso, existem também grandes chances de, no momento oportuno, o público estar mais sensibilizado, tentado ou com emoções mais a flor da pele, o que muitas vezes é essencial para que ele atinja o objetivo.  

Portanto, saber o momento certo de comunicar-se com o público é o que faz uma campanha de marketing de sucesso. Escolher bem o local, criar uma conexão, um período de tempo e com alguma personalidade que está em destaque na mídia dão exemplos de boas ações.  

  • Uma boa história 

Hoje em dias, uma campanha de marketing de sucesso não é aquela que somente vende um produto. Aliás, ela raramente fala diretamente sobre um produto em específico. O storytelling chegou forte no mercado publicitário e tem sido muito efetivo para atingir e tocar o público. As pessoas gostam de ouvir histórias.   

Contar uma boa história, que emocione, conecte e toque o público faz com que a marca seja mais reconhecida e passe também a ser vista com bons olhos. Já foi comprovado cientificamente que mensagens que mexem com o lado emocional do cérebro são mais facilmente lembradas.   

Por isso, histórias reais de clientes, luta por bandeiras de minorias e valorização de determinados públicos têm cada vez mais ganhado espaço em campanhas de marketing.  


  • Visibilidade 

Entre essas características está, claro, a visibilidade. Uma campanha de marketing de sucesso é aquela que é vista pelo público. Para ter sucesso, uma campanha não precisa, necessariamente, atingir bilhões de pessoas, mas alcançar uma visibilidade que seja relevante para a marca.  

Por isso, quando falamos em alcance, um milhão pode ser muito para uma empresa, mas pouco para outra que já está consolidada no mercado. O importante nesse item é ser relevante e gerar um buzz entre o seu público-alvo.  

  •  Bom foco 

De nada adianta uma campanha ter todos os itens anteriores, se ela não for bem direcionada. Ou seja, ela pode ter um timing perfeito, contar uma boa história e ter uma boa visibilidade. Mas ela precisa principalmente ter atingido seu alvo. 

Por isso, uma campanha de marketing de sucesso precisa ter um foco preciso e uma boa segmentação, impactando e realmente interagindo com aquelas pessoas que interessam para a sua marca. 

  • Um bom ROI 

O ROI, que é o Retorno Sobre o Investimento, é um dos medidores para indicar uma campanha de marketing de sucesso. Isso porque uma campanha pode ter trazido bons resultados, mas se os seus gastos foram exorbitantes, essa relação custo/benefício ficou desregulada, correto?  

O cálculo do ROI é feito a partir do Lucro do Investimento menos o Custo, divididos pelo Custo novamente. Dessa forma, ele mede a valorização dos gastos e pode ser um importante indicador financeiro para seu departamento de marketing.  

Está pronto agora para criar uma campanha de marketing de sucesso para seu negócio? Embarque nessa com a Spaço. É só acessar aqui. 

Compartilhe!