Campanhas offline de sucesso são a prova de que este tipo de mídia não morreu 

Fazer campanhas offline de sucesso é o sonho de qualquer empresa. Isso porque, embora o digital tenha ganhado – e continue ganhando – muito espaço na preferência para os investimentos de mídia, nem só de online vive o marketing. As ações offline podem e devem ser implementadas como uma forma de impactar o público no dia a dia. 

Uma das grandes vantagens em buscar fazer campanhas offline de sucesso é que este tipo de mídia permite atingir o público de forma mais efetiva. Isso quer dizer que a publicidade aparecerá quando ele estiver no metrô, no trânsito, na rua, ou até mesmo olhando pela janela.  

Acrescenta-se a isso o fato de que, neste ambiente, o cliente não pode fechar, bloquear, nem excluir a publicidade, sendo assim, a campanha offline ganha um grande peso. 

Por isso, separei aqui 3 campanhas offline de sucesso para você se inspirar quando for investir neste tipo de estratégia. Note que a maioria delas são, também, integradas com divulgação online, mas não deixam de existir no mundo físico como ações e atividades. Veja só: 

  • Ação durante jogo de futebol 

Uma campanha offline de sucesso que posso destacar aqui é de uma marca de automóveis. Durante uma partida de futebol na Alemanha, esta empresa – que era uma das patrocinadoras do evento – colocou uma placa interativa em todo o estádio. Dessa forma, tanto os torcedores presentes quanto aqueles que estavam em casa acompanhando pela TV, podiam visualizar o painel. 

Nele os torcedores eram incentivados a postar fotos em suas redes sociais com as hashtag da marca exibida, de forma a comentar lances da partida.  

Essa ação gerou bastante engajamento no momento do evento, já que as pessoas conseguiam ver suas postagens no próprio telão. Isso fez com o que o nome da marca fosse amplamente divulgado e lembrado por pessoas até mesmo fora do estádio.

  • Ação offline para gráfica 

Uma ação criativa, e que também merece destaque, foi feita por uma gráfica em São Paulo. O objetivo era divulgar um serviço de impressão especial da empresa para diversas agências de publicidade e mostrar que a impressora podia imprimir em diversas superfícies. 

Dessa forma, a gráfica enviou embalagens de pizza para as agências com massas reais, mas o “recheio” era uma impressão feita pela empresa sobre a própria massa. Além disso, os publicitários poderiam mandar um comentário no site da empresa com um código que vinha na caixa. 

Assim, eles ganhavam um voucher que dava direito a uma pizza real também. Essa ação criativa não só chamou a atenção do público-alvo, como também trouxe maior reconhecimento da marca e exibiu funcionalidades de um de seus produtos.  

  • Campanha offline de sucesso para marca de sorvete 

Uma grande marca de sorvetes criou uma campanha offline chamada de “Rua da Felicidade”. A empresa colocou um ‘Gargalhômetro’, que tinha a intenção de fazer as pessoas rirem. Quando alguém desse risada muito alto, a “porta da felicidade” se abria. 

Nesse momento, a máquina liberava alguns minutos de alegria, com brincadeiras, músicas, danças e, é claro, sorvetes. A empresa filmou essa ação e divulgou tudo nas suas mídias sociais. 

O vídeo oficial no YouTube chegou a 636.760 visualizações e 909 no canal da marca.  

Genial, não é? Espero que tenha te inspirado a criar campanhas ainda mais criativas.  

Te convido a refletir sobre cada uma dessas campanhas: o que poderia ser adaptado para o contexto da empresa que você trabalha?  

Aproveite essas inspirações e coloque em prática, te garanto que vai valer a pena! ?  

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